quarta-feira, 25 de julho de 2007

Tratado Místiko


DOS EFEITOS GERAIS

A Ligação com o Tratado: Um Efeito de Primórdio 1, Consagração, foi lançado duas vezes: uma por Luminos, que gravou um símbolo no canto inferior do Tratado; e outra vez por James, quando pede a todos que assinem o Tratado com sangue.

A Marca de Heylel: Um Efeito de Primórdio 3, Encantar Vida, acrescido de Mente 2, Impressão Psíquica, lançado por Luminos, que cria a marca de traição na psique do alvo. Não é preciso ter Mente para sentir os efeitos dessa magia; um teste simples de Percepção + Consciência daria ao indivíduo interagindo com o sujeito marcado a consciência de sua traição.


DOS CASTIGOS

1º. O Efeito foi imposto por Luminos. A Esfera utilizada foi Mente, nível 4, Manipular a Memória.
2º. A maldição consiste em dois Efeitos: um Efeito de Entropia, nível 4, Praga do Envelhecimento, lançado por Élis, e um Efeito de Vida, nível 4, Controle Emocional Fisiológico, lançado por James. A Entropia se encarrega da maldição e de sua eficácia e aspecto necrossintético, enquanto que Vida se encarrega de suprimir a dor do alvo.

3º. Parecido com o efeito do castigo anterior. Foi usado um Efeito de Entropia, nível 4, Praga do Envelhecimento, lançado por Élis.

4º. Outro Efeito imposto por Luminos, também com a esfera Mente, nível 4, Manipular a Memória.

5º. O castigo consiste em dois Efeitos. O primeiro Efeito, lançado por James, é de Vida, nível 4, que inclui Mudar a Forma para alterar a musculatura do alvo, enrijecendo-a, em conjunto com Controle Emocional Fisiológico para vedar a produção das substâncias que dão elasticidade aos músculos, garantindo seu movimento. O segundo Efeito, lançado por Luminos, é de Mente, nível 4, Manipular a Memória, que afeta diretamente as percepções mentais da vítima, mantendo-a consciente, mas incapaz de interagir com o que ocorre ao seu redor (nota: em outras palavras, isso leva os Atributos Mentais a 1 ou 0 pontos. Se você tem 1 de Inteligência, mas 0 de Raciocínio, não poderá fazer nada; idem com o inverso).


NOTAS DE INTERPRETAÇÃO

§ 9º - Saber da traição do mago não implica em saber dos objetivos da Cabala. A marca de Heylel demonstra apenas que aquele indivíduo traiu a confiança de seus iguais; ou seja, traiu sua Cabala. Mas os objetivos desta estão isentos de mostra.

§ 10º - O texto é claro: estão isentos dos castigos aqueles que infringirem as regras de forma “indireta” ou “inconsciente”. Entenda-se por meios indiretos e inconscientes toda e qualquer ação praticada sem intenção ou sob efeitos externos. Coisas como instintos primários, Efeitos de Mente, poderes sobrenaturais (Disciplinas, Dons, Artes e Arcanoi), os efeitos causados pelas Esmeraldas (libido, ira... e o que mais nos aguardar), Ecos e outras variações sobrenaturais que estejam além do controle de livre-arbítrio do mago, serão tomadas como isentas dos castigos.

Ou seja, é necessário que a ação seja cometida conscientemente pelo mago para que os castigos tornem-se efetivos. Em outras palavras, o que conta realmente nas regras imposta é a INTENÇÃO do mago, e não o ato em si, propriamente dito.

Em resumo, não sejam tiranos radicais. As regras do Tratado são para proteger a Cabala de possíveis traições, não para nos transformar em um bando de pacificadores. Assim sendo, tentar matar ou ferir outro personagem sem motivos é tomado como quebra de regras; mas um soco ou outro pode ser necessário às vezes. Então, não abusem desse Tratado para se colocarem intocáveis perante os outros ou para matarem/machucarem alguém de sacanagem.


EXEMPLOS:

Guardar informações relevantes às Esmeraldas.
Se isso põe em risco a sua vida, você está isento pela cláusula de força maior (igual poderes de Dominação e Presença). Ninguém é obrigado a morrer pela Cabala; o acordo foi feito pela proteção dos magos, não pela nossa autodestruição. Ou seja, as informações detidas por Zaraki são um problema dele. Se ele não as mencionou, deve ter tido seus motivos. Confiem no Mestre. Mas guardar as informações para si sem motivos aparentes inflige as regras.

Revelar informações sobre os objetivos da Cabala a terceiros.
Pode, se TODA a Cabala estiver de acordo. Do contrário, qualquer menção que leve informações sobre as Esmeraldas ou seu poder é tomado como infração. E cuidado: pedra, esmeralda, escritos, pergaminhos... são todos sinônimos. Contar a lenda para outrem trocando as palavras não livra o personagem da punição.

Conspirar contra a vida ou bem-estar de outro do grupo.
- Élis apontando uma arma para o Zaraki. Não quebra o tratado pois ela não atirou. Logo, apontar uma arma para alguém desarmado contando com o raciocínio prévio de que esse alguém iria recuar, não inflige regra alguma. Mirar em um lugar, errar o tiro e acertar um dos membros da Cabala também não inflige. No entanto, atirar propositalmente, mesmo que chegue a errar (lembrem-se: a intenção consciente é o que conta), inflige e está sujeito às punições adequadas.

- André assinando um Tratado Garou em branco por ignorância colocando toda a Cabala em risco não causa violação, uma vez que o mago não tinha consciência do que estava fazendo (foi imprudência beirando à burrice ¬¬, mas o dano não foi intencional). Mas assinar algo desse porte por sacanagem, do tipo “seria bom dar uma lição neles”, inflige. Cuidado...

- Dar um ‘pedala’ no Lasher quando ele cede à tentação de apertar aquele botão vermelho marcado com “não me aperte!” não inflige as regras (até por quê, os Familiares não assinaram nada...). Convenhamos, neh? ¬¬ Um pedala, ou um tapa, ou um murro não compete contra a vida de ninguém! Mas espancar o Lasher e jogá-lo pela janela do cabala-móvel é uma séria quebra de Máscara e será punida de acordo com o que foi combinado.

- Dar um socão nas fuças do André quando baixa o sapainca nele, visando deixá-lo desacordado. Também não quebra o Tratado, pois apesar de ter sido um dano e blá blá blá, visava o bem-estar do próprio André (e o nosso ¬¬).

- Matar a Mei-Hai a pedradas porque a pedra laranja te inspirou sede de sangue. (vai saber... ¬¬)
Se o Mestre te deu chances de testar qualquer coisa para impedir o impulso e você se recusou de sacana, está quebrando o tratado. Mas se o Mestre disse que a força é incontrolável e que os seus pontos de Força de Vontade de nada te servirão, você está salvo (pois age impulsionado por uma força que não pode controlar).

Um comentário:

Frejat disse...

HHHHHHHHHAAAAA!!!!!
Não tinha visto a pergunta sobre os Elmintos u_u me desculpem, Elmintos é apenas um nome mais técnico para vermes.
MINHOCAS não são vermes ò____ó mais respeito com as minhoquinhas queridas, elas são Anelídeos, são muito úteis para nossas vidas, enquanto a maioria dos Elmintos são malditos e parasitas *blergh*, como as lombrigas (Nematelmintos) e as Tênias (Platelmintos).

Viu, xD, Verbenas também sabem passar cultura...